domingo, 8 de junho de 2008

As Três Jóias do Budismo


As Três Jóias do Budismo


As pessoas buscam na religião um ponto de apoio para nortearem suas vidas. Na religião cristã, o ponto de apoio é o Deus Uno em três pessoas: Pai, Filho (Jesus) e Espírito Santo. Já nós budistas encontramos nosso ponto de apoio nas chamadas Três Jóias: o Buda (Buddha) (o Desperto), o Dharma (a Lei ou a Doutrina) e o Samgha (a Comunidade dos Discípulos). É se apoiando nas Três Jóias que o budista alcança a energia e disposição para mudar o que pode ser modificado, consegue a coragem e a serenidade para aceitar o que não pode ser alterado, e obtém o discernimento para distinguir uma coisa da outra.

O Buda é o homem desperto ou iluminado que tomou plena consciência do significado da vida e Caminho que liberta o ser humano do sofrimento. Nós budistas tomamos refúgio no Buda por ser ele o Sábio, o Conhecedor de tudo, aquele que com sua Compaixão indica ao homem o Caminho que o aliviará da angústia e do sofrimento.

O Dharma é a Doutrina, pregada pelo Buda, que expõe a Lei Suprema que fundamenta e rege toda a existência e que, quando compreendida e assimilada, liberta o homem do sofrimento e lhe proporciona a mais profunda e inquebrantável paz de espírito. Nós budistas tomamos refúgio no Dharma, assumindo o compromisso de ouvi-lo com constância e assiduidade, porque ele ilumina nossa existência, dissipando as trevas da ignorância, nos faz tomar consciência de nosso egoísmo e de nossas limitações, e nos conduz à salvação. É o Dharma que nos ensina que todas as coisas são impermanentes, dolorosas em sua transitoriedade, e desprovidos de substância própria, em sua mútua interdependência. É ele que nos esclarece sobre a existência do sofrimento inerente ao nascimento, à doença, à velhice e à morte, sobre a ignorância, a cólera e o egoísmo, causas do sofrimento, sobre a possibilidade de se superar o sofrimento, e sobre o Óctuplo Caminho que leva a essa superação: a visão correta, o pensamento correto, a palavra correta, a acção correta, a vida correta, o esforço correto, a intenção correta e a concentração correta.

O Samgha é a Comunidade formada pelos fiéis discípulos do Buda, que vivem no seio da sociedade maior, em harmonia e fraternidade, respeitando a Vida, em todas suas manifestações, sempre assíduos em ouvir o Dharma e sempre prontos para transmitir sua fé aos demais. Nós budistas tomamos refúgio no Samgha porque ele é a legítima sociedade fraterna formada pelos que trilham o Caminho da Sabedoria e Compaixão ensinado pelo Buda.

Sem comentários: